Reconstrução do RS
O IBREI passa a integrar o Conselho de Reconstrução do Rio Grande do Sul
O Instituto Brasileiro de Relações Empresariais Internacionais (IBREI) foi convidado a integrar do Conselho de Reconstrução do Rio Grande do Sul, uma iniciativa vinculada ao governo estadual. O conselho é composto por 170 membros e organiza seu trabalho através de 13 câmaras temáticas, responsáveis por analisar e propor soluções para diversos setores.
As demandas apresentadas ao conselho são encaminhadas para à secretaria executiva, em seguida são discutidas dentro do Comitê Gestor. Este comitê é encarregado de incluir as propostas no plano de reconstrução do estado, garantindo que as ações sejam implementadas pelas secretarias específicas.
Em nome do IBREI, participaram da reunião Maurício Prazak, presidente do instituto; Lino Fernandes, CEO e conselheiro; e Karen Schneider, presidente do núcleo temático de turismo.
Karen Schneider destacou a importância do conselho na coordenação de esforços para enfrentar os desafios climáticos e econômicos que o estado enfrenta em 2024.
Entre as medidas que estão sendo adotadas pelo governo do RS para mitigar os impactos dos desafios climáticos deste ano, destacam-se:
1. -Alterações no ITCD- (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação) para facilitar a transferência de bens e minimizar a carga tributária.
2. -Ampliação do incentivo do FUNDOPEM/RS- para novos projetos, incentivando o desenvolvimento de novos negócios no estado.
3. -Ampliação do incentivo do FUNDOPEM/RS- para projetos em andamento, proporcionando apoio contínuo às iniciativas já em progresso.
4. -Crédito presumido para aquisição de máquinas e equipamentos-, incentivando a modernização e o aumento da produtividade.
5. -Isenção na aquisição de veículos por locadoras-, facilitando a renovação de frotas e a circulação de bens e serviços.
6. -Flexibilização do Programa de Parcelamento-, oferecendo condições mais favoráveis para empresas regularizarem suas dívidas fiscais.
7. -Redução do prazo de apropriação dos créditos do Ativo Permanente-, melhorando o fluxo de caixa das empresas.
8. -Transação tributária-, permitindo acordos mais flexíveis entre o governo e contribuintes para a quitação de débitos fiscais.
Essas medidas visam não apenas a reconstrução das áreas afetadas, mas também o fortalecimento da economia regional, garantindo um ambiente mais favorável para a recuperação e o crescimento econômico.
O IBREI, parabeniza o governo do RS e todos os seus membros e funcionários pelo incansável esforço que têm demonstrado no sentido de contribuir com a melhoria de vida da população e das empresas. Reforçamos nosso compromisso em contribuir com o que for possível para esse grande trabalho. Acesse www.ibrei.org para conhecer mais sobre o Instituto.
Comments