top of page

Prêmio Jovem da Água de Estocolmo


O Stockholm Junior Water Prize é um prêmio internacional voltado para ideias sustentáveis de Jovens de 15 a 20 anos encorajando seu interesse em desafios relacionados a água e sustentabilidade. Organizado pelo Stockholm International Water Institute (SIWI) desde 1997, o prêmio tem a Princesa Vitória da Suécia como patrona e conta com etapas nacionais em mais de 30 países do mundo e uma final internacional em Estocolmo na Suécia.

O SJWP conta anualmente com a participação de milhares de jovens. A etapa internacional ocorre em Estocolmo na Suécia, durante a Semana Mundial da Água de Estocolmo (Stockholm World Water Week).


Organizadores do Prêmio


Em cada país, uma ou mais organizações se reúnem para realizar a etapa nacional. No Brasil, desde 2020, o Programa de Jovens Profissionais do Saneamento (JPS) da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) promove a organização do prêmio de forma voluntária, e teve o apoio do IBREI e da BrazilCham Sweden nas ultimas 3 edições.


Vencedor Brasileiro em 2021


No ano de 2021, temos a honra de anunciar que o competidor brasileiro, o estudante Gabriel Fernandes, ganhou o 2021 PEOPLE'S CHOICE AWARD no Stockholm Junior Water Prize Award - SJWP!

O Projeto “DESENVOLVIMENTO DE UM MECANISMO DE RETENÇÃO DE MICROPLÁSTICAS NO TRATAMENTO DE ÁGUA (ETAs)”, orientado pela professora Fernanda Poleza, recebeu mais de 55 mil votos e garantiu ao Brasil, pela primeira vez na história, uma posição final no Prêmio SJWP.


Registramos como parceiros e patrocinadores: SABESP, Xylem, ABRAPS, Instituto Iguá, Grupo Mulheres do Brasil, Faculdade de Saúde da USP, ABRHidro e Rede Brasil.



Para se manter informado sobre o andamento da competição clique aqui.



Comments


bottom of page