Reunião do G20 e Tratado entre UE-MS


Neste mês de abril de 2018 ocorre na Argentina (a partir desta segunda-feira – 19/03) a Reunião Ministerial do G-20, que contará também com os presidentes de bancos centrais dos países membros do grupo.

As recentes decisões tomadas pelo governo Trump, refletem um aumento do protecionismo na economia mundial, o que faz com que os governos ao redor do mundo procurem se manter afastados dessa estratégia e passem a buscar soluções individuais que visem ao fortalecimento das cadeias globais de valor.

A América Latina está se recuperando e o Brasil encontra-se na vanguarda para liderar essa recuperação econômica na região em 2018, visto que o país responde por cerca de 40% do Produto Interno Bruto (PIB) da região.

Um Acordo Comercial entre Mercosul e União Europeia dentro desse contexto transmitiria a mensagem ideal ao mundo no sentido de mostrar que o protecionismo não é a melhor solução para a prosperidade em âmbito global.

De fato, as recentes manifestações de cunho protecionista tomadas pelos USA fazem com que se torne cada vez mais premente uma aliança global feita entre players de destaque no cenário internacional.

André Cruz

Presidente da Comissão de Tratados Internacionais do IBREI

Posts Em Destaque
Posts Recentes