top of page

Presidente de Comissão do IBREI participa de encontro com Presidente eleito do Paraguai

Presidente da Comissão de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do IBREI participa do encontro com Presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña.





No dia 26 de julho de 2023, a Presidente da Comissão de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do IBREI, Cristina Reis, participou do encontro de Líderes realizado pelo CEAL – Conselho Empresarial da América Latina, que contou com a ilustre participação do Exmo. Sr. Presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, em um encontro de grande importância para a integração regional.


O encontro foi presidido pelo Ingo Ploger, Presidente CEAL – Capítulo Brasil e dispôs da presença de figuras proeminentes do cenário político e econômico do Paraguai:

  • Santiago Peña, Presidente eleito do Paraguai;

  • Juan Angel Delgadillo, Embaixador do Paraguai no Brasil;

  • Luis Fernando Ávalos, Cônsul Geral em São Paulo e Embaixador;

  • Sebastian Bogado, Adido Comercial;

  • Ruben Ramirez, Ministro das Relações Exteriores do Paraguai;

  • Carlos Fernandez Valdovinos, Ministro da Fazenda do Paraguai;

  • Javier Gimenez, Ministro da Indústria e Comércio do Paraguai;

  • Gustavo Leite, Senador


Além de grandes lideranças, executivo e empresários de diversos setores econômicos:

  • Nina Teles, Diretora do CEAL e IPDES;

  • Weber Porto, VP CEAL Brasil - CA Nitroquimica;

  • Ric Scheinkman, Presidente da Câmara de Comércio Brasil-Israel;

  • Tirso Meirelles, Vice-presidente SEBRAE-SP;

  • Leonardo Sologa, Volkswagen Caminhões C Expo-International Business.

Posto isto, o decorrer do encontro foi marcado por apresentações abrangentes, iniciando com o Presidente Santiago Peña, que enalteceu as grandezas e riquezas culturais da nação paraguaia, e, em sequência, contextualizou historicamente o país, resgatando pontos importantes como as consequências da Guerra do Paraguai, o maior conflito armado internacional da América Latina, travado contra a Tríplice Aliança, composta pelo Império do Brasil, Argentina e Uruguai. Além disso, o Presidente salientou os impactos das políticas protecionistas adotadas por Brasil e Argentina sobre as relações e negócios internacionais. Por conseguinte, Santiago Peña destacou a política macroeconômica do país, mencionando diferenciais como o Tratado Ibero-americano em educação, o sistema de preferência de compras pelos Estados Unidos e a adesão do Paraguai à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).


Posteriormente, o Ministro Rubens Ramirez discorreu sobre a relevância da integração entre Brasil e Paraguai, ressaltando que o relacionamento entre as nações que compõem o Mercado Comum do Sul (Mercosul) ainda é pouco explorado, e a coesão empresarial entre ambos os países pode gerar ganhos significativos. Ele também anunciou que, nos próximos meses, o Paraguai terá voos diretos para as principais capitais brasileiras, um importante passo para intensificar a proximidade entre as nações.


Na sequência, o Ministro da Fazenda, Carlos Fernandez, compartilhou sua visão sobre o papel do banco central na política cambial do Paraguai, destacando a estratégia de "flutuar e amortecer" como fundamental para conferir robustez à economia no longo prazo.


O Senador Gustavo Leite abordou a vantagem de ser um país de pequenas dimensões, o que permite que o setor privado tenha maior relevância, evitando impactos econômicos severos sobre a população. Essa questão tem sido uma preocupação central do governo.


Por sua vez, o Ministro Javier Gimenez discutiu o projeto de lei de desburocratização, considerando-o mais relevante em tramitação, e expôs sua visão sobre as forças políticas em ação, enfatizando o papel do Executivo em impulsionar, enquanto o Legislativo deve agir como agente de tração.


Finalizando a reunião, o Presidente Santiago Peña reforçou o compromisso do governo em não aumentar impostos nos próximos cinco anos. Ele ressaltou as condições propícias para o país dar saltos quantitativos e qualitativos, apresentando uma visão otimista para o futuro do Paraguai.


O encontro da Presidente da Comissão de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do IBREI, Cristina Reis, com o Presidente eleito Santiago Peña representou uma valiosa oportunidade para estreitar laços entre líderes empresariais e governamentais da América Latina, fomentando uma cooperação mais efetiva e sustentável na busca por uma integração regional cada vez mais consolidada.



Comments


bottom of page